A cidadania em construção
"Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor, para cumprir meu dever para com Deus e o Rei, ajudar os outros em todas as ocasiões e obedecer à Lei Escoteira."
Trabalhar no desenvolvimento do caráter de seus integrantes, com o objetivo de despertar nos mesmos o conceito de cidadania. Esta é a filosofia do Grupo Escoteiro Brusque, fundado há 47 anos e atualmente com 100 integrantes. As reuniões e atividades acontecem sempre aos sábados, das 14h30min às 17h30min, na sede localizada à Rua Doutor Pelido, acesso à antiga caixa dágua.
Trabalhos extras, muitas vezes durante a semana, costumam ser freqüentes. No entanto, as datas são previamente agendadas para não interferir no cotidiano dos integrantes, que participam ainda de eventos fora do município. Entre eles está o Acampamento Regional de Santa Catarina, a acontecer entre os dias 17 e 20 de julho no Parque da Cebola, em Ituporanga. Devem participar do encontro cerca de 1,7 mil escoteiros.
Três divisões formam o Grupo Escoteiro Brusque: lobinho (7 a 10 anos de idade), escoteiro (11 a 14), sênior (15 a 17) e clampioneiro (18 a 23). Como a atuação é voltada para os jovens, as pessoas que ultrapassam a idade dos 23 anos podem permanecer, porém apenas em funções de chefia.
O Grupo de Brusque é uma entidade filiada à União dos Escoteiros do Brasil e está sob sua coordenação. Entre as ações de caráter social realizadas está a participação voluntária em campanhas de vacinação, pedágios, plantio de árvores eecuperação de espaços ecológicos, entre outros.
"Temos uma atuação bastante forte nas questões do meio-ambiente. Por isso, convidamos a todos os interessados a conhecer o que é o movimento escoteiro de Brusque, um grupo com quase meio século de atuação", diz Alexandre Viscontti, membro da comissão de Ética e Disciplina, e da diretoria do Grupo.


